Dec 15, 2015 15:04
8 yrs ago
10 viewers *
Portuguese term

Perfihante/perfilhação

Portuguese to Spanish Social Sciences Law (general)
Se o perfilhante falecer sem haver intentado a acção de anulação ou no decurso dela, têm legitimidade para a intentar no ano seguinte à sua morte, ou nela prosseguir, os descendentes ou ascendentes do perfilhante e todos os que mostrem ter sido prejudicados nos seus direitos sucessórios por efeito da perfilhação.

La única palabra que encuentro es adoptante, pero creo que se refiere más a reconocer/asumir la paternidad.

Gracias

Discussion

lola flores (asker) Dec 15, 2015:
Sí, eso está claro. Preguntaba por si existía un sustantivo para el término. De todas formas, muchas gracias por tu esfuerzo, Manuela.
lola flores (asker) Dec 15, 2015:
No estoy segura. Mira la definición de prohijar: Adoptar. Recoger y aceptar como hijo a quien no lo es, aun sin solemnidades legales. Admitir como propias las opiniones ajenas. Amparar, proteger.

Proposed translations

6 mins

prohijación/prohijado

Declined
sugestión

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2015-12-15 16:49:12 GMT)
--------------------------------------------------

Entonces si se trata de reconocer paternidad, no podría ser " reconocimiento del hijo natural"?
Something went wrong...
11 hrs

adoptado/adopción

Declined
Mi propuesta.
Something went wrong...
13 days

Reconocimiento de paternidad biológica / Reconocimiento de filiación

No encotré terminología para las partes en esta instancia, que no tiene que ver con la adopción, sino con el reconocimiento de paternidad, previo inclusive al juicio de filiación. Encontré esta definición en portugués, que explica un poco de qué se trata:
Fuente: Vocabulário Jurídico 3.0
PERFILHAÇÃO

Derivado do baixo latim perfiliare (ter como filho ou por filho), na terminologia jurídica é o vocábulo aplicado como reconhecimento do filho.

A perfilhação, assim, é o ato pelo qual a pessoa vem formalmente declarar sua qualidade de pai ou de mãe de outra pessoa. Revela, por isso, a demonstração da filiação. É a confissão da filiação, a que se deve seguir a legitimação.

Neste aspecto, pois, a adoção não pode ser compreendida como ato de perfilhar, ou como perfilhação.

Pela adoção, uma pessoa, que não é filha de outra, é tomada por esta como filha. Equipara-se a filho, mas o adotado não foi perfilhado, porque sua filiação natural é outra, isto é, deve a vida a outros seres.

Na perfilhação, o perfilhante é o autor da geração do perfilhado. Nesta razão, importa em reconhecer um fato real ou uma condição ou qualidade natural, já existente. Vem, assim, confirmar o laço ou vínculo natural, já existente, em conseqüência do nascimento. Pode, no entanto, preceder o nascimento.

Tratando-se de ato, que se funda em um fato natural, o nascimento, a perfilhação, está sujeita à impugnação ou contestação, que procure negar a veracidade da filiação reconhecida.

Vide: Legitimação, Reconhecimento.

Según el Art. 255 del CC
En todos los casos en que un menor aparezca inscripto como hijo de padre desconocido, el Registro Civil efectuará la comunicación al Ministerio Público de Menores, quien deberá procurar la determinación de la paternidad y el reconocimiento del hijo por el presunto padre. En su defecto podrá promover la acción judicial correspondiente si media conformidad expresa de la madre para hacerlo.
Something went wrong...
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search